Tudo sobre implantes dentários

Por Blog SorriAgora


25/09/2019 às 12:58


Tudo sobre implantes dentários

O que são implantes dentários?


Um implante dentário é usado para apoiar um ou mais dentes falsos. É um parafuso de titânio que pode substituir a raiz de um dente quando falha. Assim como uma raiz de dente, é colocada no maxilar.



Os implantes são seguros e quanto tempo durarão?


Os implantes são um tratamento seguro e bem estabelecido. Provavelmente, é verdade dizer que os implantes, assim como os dentes naturais, durarão enquanto você cuidar deles.

O quão bem você cuida dos seus implantes - e se você faz consultas regulares de manutenção - terá o maior impacto em quanto tempo eles durarão.

Se você não cuidar dos implantes, eles desenvolverão um revestimento semelhante ao que você obtém nos dentes naturais negligenciados. Se não for tratada, isso pode levar a infecção gengival, sangramento, dor e desconforto geral. Você pode ter todos esses problemas com dentes naturais.Se seus implantes são bem cuidados e se o osso no qual eles são ajustados é forte e saudável, você pode esperar que eles durem por muitos anos. No entanto, assim como com outros implantes cirúrgicos (como uma substituição da anca), não há garantia vitalícia.



Eu tenho alguns dos meus próprios dentes. Ainda posso ter implantes?


Sim. Você pode substituir qualquer número de dentes por implantes - de um único dente a um conjunto completo.



Os implantes sempre podem ser usados ​​para substituir os dentes perdidos?


Depende da condição do osso em sua mandíbula. O seu dentista providenciará uma série de testes especiais para descobrir a quantidade de osso ainda lá. Se não houver o suficiente, ou se não for saudável o suficiente, talvez não seja possível colocar implantes sem enxertar o osso na área primeiro.


Os implantes doem?


A colocação de um implante geralmente é mais fácil do que retirar um dente e geralmente é feita com um anestésico local simples. Você não sentirá dor no momento, mas, assim como após uma extração, poderá sentir algum desconforto durante a semana após a cirurgia.

Às vezes, seu dentista pode lhe dar um sedativo se você estiver muito nervoso ou se o caso for complicado. Anestésicos gerais raramente são usados ​​para implantes e geralmente são usados ​​apenas para casos muito complicados.


Quanto tempo leva o tratamento?


Sua equipe odontológica poderá fornecer um cronograma aproximado antes do início do tratamento.

Alguns dentes falsos podem agora ser montados ao mesmo tempo que os implantes (estes são chamados de "implantes imediatos"). Verifique com sua equipe odontológica se eles são adequados para você. Geralmente, os dentes postiços são ajustados de 3 a 4 meses após a colocação dos implantes. Às vezes, o tratamento leva mais tempo e sua equipe odontológica poderá conversar com você sobre o tempo de tratamento.



E quanto aos cuidados posteriores?


Sua equipe odontológica fornecerá instruções sobre como cuidar do implante. Eles podem lhe dar alguns analgésicos após a cirurgia - ou garantir que você tenha alguns em casa - para assumir os próximos dias, se precisar deles.


O que acontece depois?


Após a colocação dos implantes, o osso da mandíbula precisa crescer e se fundir a eles. Isso geralmente leva alguns meses. Às vezes, os implantes podem ser estáveis ​​o suficiente quando são colocados para que os dentes falsos sejam montados antes disso.

Se você estiver substituindo um, dois ou três dentes, entretanto, poderá ter uma prótese temporária. Se você já possui dentaduras completas, pode continuar usando-as enquanto seus implantes estão cicatrizando. Suas dentaduras precisarão ser alteradas, para se ajustarem adequadamente após a cirurgia, e uma “tampa de cicatrização” geralmente será colocada no local do implante para protegê-la.



Os dentes do implante são difíceis de limpar?


Não. Mas os cuidados posteriores são importantes se você deseja obter um implante duradouro e bem-sucedido. Sua equipe odontológica deve fornecer conselhos detalhados sobre como cuidar de seus implantes. Limpar os dentes presos aos implantes não é mais difícil do que limpar os dentes naturais. No entanto, pode haver áreas difíceis de alcançar e você verá como limpá-las. Pode ser necessário visitar seu higienista com mais frequência, mas sua equipe odontológica poderá conversar com você sobre isso.


Se eu tivesse doença gengival quando tivesse meus próprios dentes, vou obtê-la com os implantes?


Sim, se você não se importa com eles o suficiente. Se você os mantiver limpos e os tiver verificado regularmente pela sua equipe odontológica, não deverá ter problemas. Fumar também afeta a saúde dos implantes. Portanto, se você fuma, pode precisar cuidar mais dos implantes. Alguns dentistas não colocam implantes dentários em pessoas que são fumantes.


Posso retirar os dentes se eles estiverem fixos aos implantes?

A maioria dos dentes presos aos implantes só pode ser montada e removida pelo dentista. No entanto, se você tiver próteses removíveis conectadas aos implantes, poderá removê-las para limpeza.


Os implantes mostram?


A maioria dos implantes se parece exatamente com os dentes naturais.


Eu tenho um implante para cada dente que falta?


Se faltar um único dente, você precisará de um implante para apoiá-lo. Se falta um número de dentes e estes estão próximos um do outro, você ainda pode ter um implante para cada dente. Ou você pode achar que, se você tiver dois ou mais implantes, eles poderão suportar mais de um dente cada. Seu dentista conversará com você sobre a melhor opção para você.



E se eu sofrer um acidente?


Os implantes e os dentes que eles suportam podem ser danificados por um acidente da mesma maneira que os dentes naturais. Portanto, é importante que você use um protetor bucal feito profissionalmente se praticar esportes que envolvam contato ou objetos em movimento.

Pode ser útil a nossa informação sobre protetores bucais. Se apenas os dentes estiverem danificados, eles geralmente podem ser removidos do implante e substituídos.

No entanto, se o próprio implante de titânio estiver danificado além do reparo, ele poderá ser deixado com segurança na mandíbula se for muito difícil removê-lo. Outro implante pode ser montado ao lado dele para substituir o danificado.


O que acontece se o implante não se fundir com o osso?


Isso acontece muito raramente. Se o implante se soltar durante o período de cicatrização, ou logo após, é facilmente removido e sua mandíbula cicatriza da maneira normal. Depois que sua mandíbula sarar, outro implante pode ser colocado lá. Ou o dentista pode fazer uma ponte, ajustando-a aos dentes postiços implantados que obtiveram sucesso.



Posso fazer o tratamento no SUS?

Normalmente, os implantes não estão disponíveis no SUS. Os implantes estão disponíveis em particular. No entanto, em muitas situações, o custo do tratamento é apenas um pouco mais do que o custo do tratamento odontológico privado mais convencional com coroas e pontes. A longo prazo, os implantes são geralmente uma opção mais econômica e satisfatória.

Também há outras vantagens nos implantes. Se você possui um implante para substituir um único dente, não há necessidade de cortar os dentes em ambos os lados. Se você tivesse uma ponte, seu dentista precisaria fazer isso e encaixar as coroas nesses dentes para apoiar a ponte.

Dentaduras normais geralmente significam que você come e bebe é afetado porque as dentaduras podem se mover. Mas os dentes presos a um implante não causam esse problema, porque estão ancorados ao osso com mais firmeza do que os dentes naturais.


Onde obtenho esse tratamento?


Converse com seu dentista. Eles já podem realizar parte ou todo esse tipo de tratamento e fornecerão os conselhos de que você precisa. Ou eles podem encaminhá-lo a um 'implantologista' experiente para avaliação e tratamento.

Lembre-se de perguntar:

Exatamente qual tratamento é proposto.

Que experiência o dentista tem neste trabalho.

O custo total do tratamento.

Quais são as alternativas.

Certifique-se de obter um plano de tratamento, juntamente com uma estimativa, e pergunte se está incluída uma garantia para o seu tratamento.


Se você não estiver satisfeito com alguma das respostas recebidas, peça uma segunda opinião. Você gastará muito tempo, esforço e dinheiro; portanto, deve ter certeza de que sabe o que está recebendo no final do tratamento.