Fatos surpreendentes sobre sua língua

Por Blog SorriAgora


26/09/2019 às 23:12


Fatos surpreendentes sobre sua língua

Quando a maioria das pessoas pensa no que o dentista faz, elas imediatamente pensam nos dentes. Mas a odontologia de hoje é muito mais ampla. Não apenas estamos atentos aos muitos problemas relacionados à saúde bucal, como também sabemos como isso afeta sua saúde e bem-estar.

É por isso que seus exames incluem um exame da sua língua.

Sua língua é um músculo. Está ancorado na frente da boca com uma pequena dobra de tecido chamada frênulo. Na parte de trás, está preso a um osso em forma de ferradura, chamado de osso hióide.

Ao contrário de outros ossos com articulações articulares, o osso hióide é apenas distanciadamente conectado a outros ossos por músculos e ligamentos.

Essa mobilidade incomum permite que sua língua engula comida e forme palavras necessárias para a fala.

E não vamos esquecer outra função importante da sua língua: o gosto. Sua língua é coberta com tecido rosa chamado mucosa e pequenos inchaços chamados papila. A papila é o lar de cerca de 10.000 papilas gustativas. Fumar reduz o número de papilas gustativas, assim como o processo de envelhecimento.

As papilas gustativas têm cabelos microscópicos que enviam mensagens ao cérebro sobre o gosto de algo.

Muitos ficam surpresos ao saber que só temos seis gostos diferentes: doce, azedo, amargo, salgado e dois gostos recém-descobertos, chamados umami (carne, caldo de osso, alga marinha) e gordura.

Gostos mais complexos são, na verdade, o resultado do nosso olfato.

Sua língua oferece uma janela para sua saúde geral. Desvios de sua aparência normal ou qualquer dor podem indicar outros problemas.

Quando você entra para uma limpeza de rotina, o câncer é provavelmente a coisa mais distante em sua mente. No entanto, é durante um exame odontológico que os cânceres de cabeça, pescoço e boca são detectados inicialmente.

Qualquer inchaço ou ferida na língua (ou em qualquer outro local da boca) que durar mais de duas semanas precisa ser examinada. Feridas e inchaços na língua também podem ser causados ​​por ranger os dentes ou morder a língua.

Como em qualquer processo de doença, a detecção precoce melhora as opções de tratamento e seu sucesso. É apenas mais uma razão pela qual recomendamos exames dentários regulares. Você pode ter certeza de que verificaremos seus dentes e gengivas, mas também examinaremos sua língua e outros tecidos em sua boca. Programe o seu hoje.