Entendendo a linguagem dos dentistas

Por Blog SorriAgora


26/09/2019 às 23:22


Entendendo a linguagem dos dentistas

Toda profissão e disciplina tem sua própria linguagem. Odontologia não é exceção. Tentamos usar linguagem simples em nossas explicações dos pacientes. Mas às vezes falhamos. Aqui estão alguns dos termos que você pode ter nos ouvido usar e seus significados.



Pilar: Um dente de cada lado de um dente ausente que suporta uma ponte ou prótese removível. Ou um pedaço de metal ou porcelana preso a um implante para prender uma coroa.

Amálgama: Um material de enchimento comum para reparar cavidades. Feito de prata, estanho, zinco, cobre e mercúrio.

Aparelho: Qualquer restauração dentária removível ou dispositivo ortodôntico, como aparelhos.

Bitewing: Um único raio-X que mostra os dentes superiores e inferiores. Usado para verificar a deterioração entre os dentes.

Bruxismo: Ranger ou cerrar os dentes, geralmente enquanto dorme. O bruxismo pode resultar de estresse, dentes desalinhados, doenças ou medicamentos.

Cálculo: Não é matemática! É um depósito mineralizado duro que se forma nos dentes. Muitas vezes manchado de amarelo ou marrom. Veja tártaro abaixo.

Composto: Uma mistura colorida de dente de plástico e vidro fino, quartzo ou partículas de cerâmica usadas para recheios.

Soquete seco: osso ou nervo exposto a partir de um coágulo de sangue desalojado no local da extração do dente.

Lingual: a superfície de um dente voltado para a língua.

Má oclusão: desalinhamento das superfícies de morder ou mastigar dos dentes superiores e inferiores.

Raio X Panorâmico: Um raio X que mostra todos os dentes da boca e a relação dos dentes, mandíbulas e cabeça.

Placa: substância pegajosa e incolor formada a partir de partículas de alimentos não digeridas, saliva e bactérias. Negligenciada, a placa endurece em tártaro ou cálculo.

Profilaxia: A limpeza e polimento dos dentes para remover a placa bacteriana, o cálculo e as manchas.

Restaurações: Substituição de dentes perdidos ou ausentes, como pontes, dentaduras, restaurações, coroas ou implantes.

Tártaro: Placa que formou um depósito endurecido que adere aos dentes, produzindo uma superfície áspera que atrai a placa.

Folheado: Uma fina casca de plástico ou porcelana vermelha colada com dentes. Os folheados são colados à frente dos dentes para fechar espaços, endireitar os dentes e melhorar a aparência.