Por Blog SorriAgora
26/09/2019 às 23:22
Toda profissão e disciplina tem sua própria linguagem. Odontologia não é exceção. Tentamos usar linguagem simples em nossas explicações dos pacientes. Mas às vezes falhamos. Aqui estão alguns dos termos que você pode ter nos ouvido usar e seus significados.
Pilar: Um dente de cada lado de um dente ausente que suporta uma ponte ou prótese removível. Ou um pedaço de metal ou porcelana preso a um implante para prender uma coroa.
Amálgama: Um material de enchimento comum para reparar cavidades. Feito de prata, estanho, zinco, cobre e mercúrio.
Aparelho: Qualquer restauração dentária removível ou dispositivo ortodôntico, como aparelhos.
Bitewing: Um único raio-X que mostra os dentes superiores e inferiores. Usado para verificar a deterioração entre os dentes.
Bruxismo: Ranger ou cerrar os dentes, geralmente enquanto dorme. O bruxismo pode resultar de estresse, dentes desalinhados, doenças ou medicamentos.
Cálculo: Não é matemática! É um depósito mineralizado duro que se forma nos dentes. Muitas vezes manchado de amarelo ou marrom. Veja tártaro abaixo.
Composto: Uma mistura colorida de dente de plástico e vidro fino, quartzo ou partículas de cerâmica usadas para recheios.
Soquete seco: osso ou nervo exposto a partir de um coágulo de sangue desalojado no local da extração do dente.
Lingual: a superfície de um dente voltado para a língua.
Má oclusão: desalinhamento das superfícies de morder ou mastigar dos dentes superiores e inferiores.
Raio X Panorâmico: Um raio X que mostra todos os dentes da boca e a relação dos dentes, mandíbulas e cabeça.
Placa: substância pegajosa e incolor formada a partir de partículas de alimentos não digeridas, saliva e bactérias. Negligenciada, a placa endurece em tártaro ou cálculo.
Profilaxia: A limpeza e polimento dos dentes para remover a placa bacteriana, o cálculo e as manchas.
Restaurações: Substituição de dentes perdidos ou ausentes, como pontes, dentaduras, restaurações, coroas ou implantes.
Tártaro: Placa que formou um depósito endurecido que adere aos dentes, produzindo uma superfície áspera que atrai a placa.
Folheado: Uma fina casca de plástico ou porcelana vermelha colada com dentes. Os folheados são colados à frente dos dentes para fechar espaços, endireitar os dentes e melhorar a aparência.