Cinco maneiras de parar o sangramento gengival e os benefícios de fazê-lo

Por Blog SorriAgora


26/09/2019 às 22:35


Cinco maneiras de parar o sangramento gengival e os benefícios de fazê-lo

Sangramento nas gengivas é extremamente comum - a tal ponto que a maioria de nós as experimentará durante toda a vida. De fato, mais da metade da população experimentou sangramento nas gengivas durante a escovação de dentes apenas no último ano.1



Sangramento nas gengivas é um dos primeiros sinais de doença gengival e deve agir como uma bandeira vermelha de que algo precisa mudar em nossa rotina de saúde bucal.

O preocupante é que novas estatísticas mostram que muitos de nós estão dispostos a ignorar as gengivas que sangram. Quase um em cada cinco (19%) para de escovar imediatamente a área do sangramento e quase um em cada dez (8%) para de escovar todos juntos. Pouco mais de um em cada cinco (21%) toma a decisão de marcar uma consulta odontológica e mais de um em cada quatro (28%) apenas descarta o problema.1  

Só porque pode parecer normal que nossas gengivas sangrem, isso não significa que devemos ignorá-lo. Muito pelo contrário. Por isso, como parte do Mês Nacional do Sorriso, a Fundação de Saúde Oral se uniu para listar cinco maneiras pelas quais podemos ajudar a parar o sangramento gengival.


1. Escove duas vezes ao dia por dois minutos com uma pasta de dente com flúor.


É o primeiro da lista por um motivo. Escovar os dentes duas vezes ao dia por dois minutos com um flúor creme dental comé vital para a saúde das gengivas e também ajuda a proteger contra outras doenças bucais.

Para obter melhores resultados, escove a última coisa à noite e outra durante o dia, usando uma escova de dentes elétrica.

É igualmente importante cuspir o excesso de creme dental após a escovação e não lavar a boca com água. Isso garante que o flúor permaneça nos dentes por mais tempo, oferecendo proteção extra.

A Dra. Soha Dattani, Diretora de Assuntos Científicos e Profissionais da GSK Consumer Healthcare diz: “A escovação duas vezes ao dia é importante porque remove a placa bacteriana. Se a placa não for removida, ela continua a se acumular, levando potencialmente a cárie dentária e doença gengival. ”


2. Usar escovas interdentais ou fio dental O


uso de escovas interdentais ou fio dental é outro componente essencial de uma boa rotina de saúde bucal. Isso ocorre porque uma escova de dentes não pode ficar entre os dentes como escovas interdentais ou fio dental. É importante entrar nessas áreas que uma escova de dentes não pode alcançar; caso contrário, podem surgir bolsões de placa, potencialmente causando problemas para as gengivas.

O Dr. Nigel Carter OBE, diretor executivo da Oral Health Foundation diz: “Quando começamos a usar escovas interdentais ou fio dental, não é incomum que nossas gengivas sangrem. Se isso acontecer, é importante persistir e continuar. Depois de uma ou duas semanas, o sangramento deve parar. ”

Nos últimos anos, os estudos associaram a saúde da gengiva a um risco reduzido de doença cardíaca, de modo que os benefícios vão além da saúde da gengiva.


3. Use um colutório com flúor O colutório com


flúor é benéfico para a saúde bucal, pois ajuda a limpar a boca de detritos. Também ajuda a evitar o acúmulo de placa nas gengivas, entre os dentes e na superfície dos dentes entre a escovação.

Além disso, também pode ajudar a refrescar o hálito, matando as bactérias associadas ao mau hálito (halitose). É importante que, ao considerar um enxaguatório bucal, escolha um contendo flúor para ajudar a dar aos dentes essa proteção extra ao longo do dia.

O Dr. Dattani acrescenta: “As gengivas são a base para dentes saudáveis ​​e é importante cuidar deles. Enxaguatórios bucais como o Corsodyl podem ajudar a tratar e prevenir problemas gengivais e dar à nossa boca a sensação de frescura e saúde que ela merece. ”


4. Visitar o dentista


Se houver algo errado com o carro, é provável que chamemos um mecânico, certo? O mesmo princípio se aplica a problemas na boca e a um profissional de atendimento odontológico. A clínica odontológica é a melhor opção para qualquer problema de saúde bucal que estamos tendo, incluindo sangramento nas gengivas.

Se nossas gengivas continuarem a sangrar por um período prolongado, é importante não esperarmos a consulta de rotina - pegue o telefone e marque uma visita.

O Dr. Nigel Carter OBE, diretor executivo da Oral Health Foundation acrescenta: “Depois de remover a placa bacteriana, a saúde da boca deve melhorar e nossas gengivas devem parar de sangrar. Se o sangramento não parar, informe que devemos informar nossa equipe odontológica. Pode ser que não estamos limpando corretamente, ou que nossos dentes e gengivas precisem de uma limpeza mais completa pela equipe odontológica. ”


5. Dieta e estilo de vida saudáveis


Isso é importante não apenas para sangrar as gengivas, mas para uma boa saúde em geral. Uma dieta saudável é importante para que nossa boca funcione corretamente. Lembre-se de que quando estamos lendo os rótulos 'sem adição de açúcar' não significa necessariamente que o produto não contém açúcar. Significa simplesmente que nenhum açúcar extra foi adicionado, mas não inclui a presença de açúcares naturais. Fatores de estilo de vida também podem afetar a saúde da boca, como fumar e beber álcool. Aqueles que fumam são mais propensos a ter doença gengival. Isso ocorre porque fumar causa falta de oxigênio na corrente sanguínea, para que as gengivas infectadas não tenham a chance de se curar.

O Dr. Dattani diz: “Uma dieta rica em vitaminas, minerais e frutas e vegetais frescos pode nos ajudar a prevenir doenças nas gengivas. Gengivas saudáveis ​​nos ajudam a proteger contra a perda de dentes, mau hálito, diabetes, ataques cardíacos e derrames. Esses benefícios se estendem muito além da boca e podem realmente ajudar a melhorar nossa qualidade de vida. ”

“ Pode ser fácil ignorar as gengivas com sangramento e achar que elas são inofensivas ”, acrescenta o Dr. Carter.

“No entanto, a dura realidade é que, se os ignorarmos, poderemos acabar perdendo os dentes. Também poderia levar a uma série de outras doenças e ter um impacto negativo no nosso bem-estar geral.

“São necessárias gengivas saudáveis ​​para apoiar dentes saudáveis. Por favor, não ignore o sangramento ao escovar. Seguindo as etapas descritas neste blog, podemos ajudar a impulsionar nossa saúde bucal e interromper o sangramento das gengivas. ”