A dieta do sorriso: Como mudar o que comemos e bebemos pode nos dar um sorriso mais saudável

Por Blog SorriAgora


25/09/2019 às 13:46


A dieta do sorriso: Como mudar o que comemos e bebemos pode nos dar um sorriso mais saudável


Você já ouviu falar da dieta do sorriso? É o conceito de que, ao fazer alterações simples no que comemos e bebemos, podemos melhorar significativamente a saúde da boca. 

A maioria de nós já sabe que muito açúcar causa cárie dentária e acidez resulta em perda de esmalte dentário. A última pesquisa da Oral Health Foundation e da GSK apóia isso. Os resultados mostram que quase nove em cada dez (88%) de nós acreditam que uma alimentação saudável é importante para manter a boa saúde bucal.

Esta é uma notícia fantástica. Isso mostra que nosso conhecimento sobre nutrição e sua relação com a saúde bucal está melhorando. As dificuldades para muitos de nós agora estão relacionadas aos aspectos práticos de mudar o que comemos e bebemos para combinar com os comportamentos que sabemos serem corretos.

Ainda somos uma nação de pastéis e lanches, continuando a consumir açúcar e outros tipos de alimentos não saudáveis, em grandes quantidades. Isso está tendo um impacto negativo em nossa saúde bucal como população. Dentes podres estão sendo removidos rotineiramente em todas as idades. Os desafios existem para todos nós vermos. Esses alimentos e bebidas são convenientes, prontamente disponíveis, baratos, fáceis e rápidos de consumir. Eles também são decisões tomadas como resultado de hábito e emoção.

Tudo isso significa que, se queremos melhorar a saúde da boca e adotar verdadeiramente a dieta do sorriso, teremos que enfrentar as barreiras acima. 


Diga não aos lanches, açúcar e doces não saudáveis


Sete em cada dez (70%) de nós acreditam que os lanches têm um impacto em nossa saúde bucal. E estamos absolutamente certos. Infelizmente, existem evidências suficientes para acreditar que nossos hábitos de lanches são prejudiciais à nossa saúde bucal. Lanches açucarados e confeitaria ainda conseguem nos atrair. Parece que nosso guloso é difícil de ignorar.

O Dr. Nigel Carter OBE, diretor executivo da Oral Health Foundation, diz: “Enquanto chocolate, doces, sucos de frutas e batidos artificiais nos dão uma pequena explosão de energia e satisfazem nosso paladar, eles são embalados com ingredientes não saudáveis ​​que trazem más notícias para nossa boca. Consumir muito açúcar com muita frequência pode levar a problemas a longo prazo, como doenças gengivais, perda de dentes e cáries, além de problemas de saúde mais amplos, como diabetes e obesidade.

“A boa notícia é que lanches não precisam ser uma coisa ruim - tudo depende das escolhas que fazemos.”

Outras descobertas do estudo nacional mostram que a maioria de nós (87%) sabe que escolher lanches com menos açúcar é melhor para a saúde da nossa boca.

"Embora comer coisas erradas possa prejudicar nossa saúde, o oposto pode ser dito de lanches saudáveis", acrescenta o Dr. Carter. “Nozes cruas, legumes, queijo e até palitos de pão são escolhas amigáveis ​​para os dentes que podem fazer maravilhas, não apenas para a boca, mas também para o corpo.”


Água e leite são melhores para a saúde bucal


Embora o açúcar seja a causa da cárie dentária, é outra dieta desagradável que está causando estragos em nosso sorriso.

Os ácidos são comumente encontrados em muitas bebidas amplamente consumidas, incluindo sucos de frutas, refrigerantes e álcool. As bebidas ácidas podem suavizar o esmalte ao redor dos dentes, deixando-os vulneráveis ​​ao desgaste, o que pode expor a dentina sensível por baixo. Isso é chamado de erosão dentária. Sem nosso esmalte, nossos dentes se tornam mais sensíveis e podem levar à dor e desconforto.

A Dra. Soha Dattani, diz que: “Alimentos e bebidas ácidas podem ser muito comuns. Como consumidores, isso torna incrivelmente difícil evitá-los. Mesmo as bebidas "diet" e "sem açúcar", que estão sendo vendidas como alternativas mais saudáveis, têm níveis de pH notavelmente baixos - tornando-os especialmente ácidos.  

“Para a nossa saúde bucal, mesmo estes são proibidos.

“Embora cremes dentais especiais como o Sensodyne possam ajudar a fortalecer nosso esmalte e tornar os dentes menos sensíveis, o melhor cenário é evitar essas bebidas por completo. Leite e água parada continuam sendo as melhores opções para dentes saudáveis. ”


A dieta do sorriso


Uma dieta saudável tem um impacto extremamente positivo na boca e nos dentes.

Embora açucarado e ácido possam parecer acessíveis e atraentes, as consequências para a nossa saúde podem ser caras e desagradáveis ​​a longo prazo. O Mês Nacional do Sorriso deste ano é a oportunidade perfeita para se concentrar em alcançar o nosso sorriso perfeito. Ao remover opções não saudáveis ​​e substituí-las por alternativas deliciosamente nutritivas, nossa saúde física, bem-estar mental e nosso sorriso sentirão todos os benefícios.

Não diga mais nada sobre os possíveis danos causados ​​pelo açúcar e pelo ácido e dê à nossa boca, dentes e gengivas a melhor chance de florescer. Para o Mês Nacional do Sorriso, é hora de todos nós realmente abraçarmos a dieta do sorriso.